História

A Casa de Pessoal do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CPCHP/CHUPorto), designada nos atuais Estatutos por Casa de Pessoal do Centro Hospitalar do Porto (IPSS CPCHP) constitui-se uma associação sem fins lucrativos e tem a sua sede no Largo Prof. Abel Salazar.

A CPCHP é uma estrutura associativa que surgiu em 2009, no Centro Hospitalar Universitário do Porto, norteada por princípios de mutualismo e solidariedade assumindo, ao longo deste período, uma diversificação de iniciativas tendo em vista o desenvolvimento e satisfação profissional e pessoal de todos os seus sócios. 

Essas iniciativas assentam em áreas culturais, desportivas e recreativas tendo, para além destas, funções de assistência social de diversa índole.

Instalação e legalização 

O processo de instalação/legalização da Casa do Pessoal do CHP, como estrutura associativa, teve o seu início na Assembleia Geral dos seus Fundadores, realizada a 20 Agosto 2009, com a aprovação dos seus estatutos e nomeação da Comissão Instaladora. Tendo como data de referência do Registo Nacional de Pessoas Coletivas e o Certificado de Denominação - 28 de Agosto de 2009.

No 2 de outubro de 2009, no Cartório Notarial do Porto, foi efetuada a escritura (Doc.) da Constituição de Associação CPCHP  “… com a denominação “CASA DO PESSOAL DO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO”, NIPC 509.120.733, com sede no Centro Hospitalar do Porto, Unidade Hospitalar Santo António, Largo Professor Abel Salazar, freguesia de Vitória, 4000-001 Porto, a qual se rege pelos estatutos desenvolvidos num documento complementar, elaborado nos termos do número dois do artigo 64.º, do código do notariado, tendo tido como Outorgantes da Comissão Instaladora: 1º Outorgante – Eduardo  Alves; 2º Outorgante – Vítor Brasileiro; 3º Outorgante – José Rodrigues; 4º Outorgante – Manuel Barbosa.

A Comissão Instaladora da CPCHP, a 30 de Junho de 2010, envia o Ofício nº1 (Doc.) ao Presidente do Conselho de Administração do CHUPorto, a solicitar a cedência de um espaço físico para instalar a Sede Provisória da CPCHP, tendo em consideração a missão, objetivos e atividades em desenvolvimento, sendo este um espaço referencial para os órgãos sociais, bem como para os seus associados. O pedido foi autorizado a 8 de Julho de 2010.

Processo de Construção e Licenciamento da Creche e Jardim Infância

Em 2009, foi edificado pelo gabinete de Arquitetura FASE, após concurso público, a construção do Centro Materno Infantil do Norte, com a reabilitação dos edifícios da antiga Maternidade Júlio Dinis em que foi proposto um aproveitamento de espaço para construir um equipamento para a Creche e Jardim de Infância, que outrora existiu na Unidade Hospital de Santo António.

A obra foi concluída em 2015 e em fevereiro de 2017 foi iniciado o processo de licenciamento da creche, junto do Instituto de Segurança Social e Solidariedade do Porto, tendo sido realizada uma inspeção e avaliação às instalações.

De acordo com esta avaliação, foram necessárias medidas de retificação na planta de arquitetura. No seguimento desta retificação a conclusão do Processo de Licenciamento está dependente da fase de operacionalização.

A CPCHP pretende ser um agente facilitador na gestão dos recursos humanos dos diversos serviços e das equipas de trabalho na estrutura organizacional do CHUPorto. Neste âmbito, é nosso objetivo a operacionalização da creche e jardim de infância.